Pesquisar

Tecnologia do Blogger.

Destaques

História

A história do Boi Bumbá Espalha Emoção 
Tudo começou no dia 1º de julho de 1999  por causa de uma dessas simples brincadeiras que garotos fazem para se divertir.  Nessa data os adultos comemoravam a vitoria do boi caprichoso campeão do festival de Parintins daquele ano. Para que pudessem brincar, os meninos fizeram um boi com o esqueleto da cabeça de um boi de verdade, talas de inajá, cipó e forraram seu corpo com sacas de cimento e saíram à noite nas ruas da agrovila do Mocambo se divertindo e cantando toadas em forma de parodias, com o boi chamado de “Espalha Merda”, satirizando os bois de Parintins.


Seus criadores

Edvaldo (Baruca), Leandro (Bacu), Raimundo Ilmo, Josinelson Ribeiro (Pintão), Jackson Ribeiro (Beiçola), Altaides (Tai), Alexandre (Xande), Eliandro (Alumínio) e Genildo Lemos (Gordo) e outros.
Nesse mesmo ano no mês de agosto, esse grupo de adolescentes foi convidado para participar de uma promoção cultural do dia do folclore na Escola “Santa Maria” durante a realização de uma ação do PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola, tendo como apresentador o professor José Carlos Ferreira Cid. No mês de outubro participaram de uma apresentação no auditório Dom Arcângelo em Parintins, levado pelos alunos e professores.
De 1999 a 2003 este boi apresentou-se exclusivamente no Arraial de São João Batista com o nome de ‘’Espalha Merda’’, levando as figuras principais do boi, como: Pai Francisco e Mãe Catirina, Sinhazinha da Fazenda, Cunhã-poranga, Pajé, Capacetes, Tribos, alegorias e figuras bem engraçadas. Sempre faziam paródias dos bois de Parintins, que ficavam muito engraçadas, fazendo os comunitários e visitantes se divertir a valer.
Festival Folclórico de Mocambo criado em  2004
Em 2004, com a criação do Festival Folclórico de Mocambo, o Boi Bumbá Espalha Merda foi convidado a participar da festa e a pedido da Comissão Organizadora e dos seus torcedores, seu nome foi mudado para “Boi Bumbá Espalha Emoção”. Suas cores são amarelo e branco e, dos dez anos de festival Folclórico, venceu em 2004, 2005, 2007, 2009 e 2010. 2012.
Em 2004 o Boi Bumbá Espalha Emoção apresentou-se no 1° Festival com toadas dos bois Garantido e Caprichoso em forma de paródia, mas a partir do ano de 2005 surgiram vários compositores como: Adelmo Gato, Jocivaldo Ribeiro, Leomar Teixeira, Edvaldo Caldeira, Filadelfo Pereira  e outros. Atualmente surgiram novos compositores com ideias atualizadas, Vanilson Oliveira, Edmundo Oran, Moises Amazonas, Murilo Maia. Esses novos compositores compõem suas toadas através de pesquisas locais e baseadas na cultura indígena.  

Encontre-nos no Facebook

Rainha do Folclore

Rainha do Folclore

Videos